03 novembro 2012

Dicas no programa Bem Estar




Olá Meninas!!!


No programa Bem Estar desta sexta-feira, 02 de novembro, as dermatologistas Márcia Purceli e Anelise Ghideti falaram sobre as unhas além de alguns mitos e verdades.


Ao contrário do que algumas pessoas pensam o esmalte escuro não fortalece as unhas; apenas penetra mais e causa essa falsa sensação.


A ida constante à manicure é muito comum entre as mulheres, mas não é o hábito mais saudável. Devido o risco de contaminação por causa dos materiais utilizados no salão de beleza vocês devem sempre levar o seu material, pois a contaminação não é só pelo alicate, mas também pela lixa, o palito, a espátula.


Além do que o processo de retirar a cutícula também pode ser prejudicial já que ela funciona como proteção da unha, assim como a pele que fica debaixo dela que às vezes também é retirada. Portanto quanto mais se tira mais se cresce a cutícula.


Outro problema é o uso da acetona. Apesar de ser um produto eficiente para retirar o esmalte, é também o que mais causa ressecamento; o ideal é usar o removedor.


Diminuir o uso do esmalte, inclusive, é outra atitude simples que também pode ajudar muito. A recomendação é tirá-lo pelo menos um dia antes de pintá-la para que ela “respire” já que os poros precisam estar sempre arejados. De acordo com a dermatologista o ideal é que ela fique 24 horas sem esmalte, caso não tenha esse tempo fique pelo menos 12 horas.  E aproveitando esse tempo de descanso hidrate as unhas essa é a dica de ouro.

E para isso existem vários produtos em farmácias e lojas de cosméticos de hidratantes para unhas e cutículas.


As dermatologistas ressaltaram também a importância de saber identificar um hematoma na unha. Algumas pessoas acreditam que ter a unha roxa é sinal para arrancá-la, mas isso é completamente contra-indicado, exceto em casos extremos, quando há dor, por exemplo. É importante manter a unha no dedo o máximo de tempo possível para proteger a pele de bactérias, fungos e vírus. No caso de muita dor, é importante procurar um médico para avaliar qual o melhor.


As características da unha, como cor, força e forma podem também indicar doenças, como mostrou a dermatologista Anelise Ghideti. Por exemplo, unhas fracas pode ser sinal de hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Já a mudança de coloração, quando a unha fica mais clara na matriz e mais escura na ponta, pode indicar mal funcionamento dos rins. As mudanças de formato deixam a unha mais larga e convexa e podem sugerir doenças cardiológicas ou pulmonares relacionadas à falta de oxigenação.


Outra dica para as mulheres que fazem o serviço diário de casa (como lavar louça e roupas) mantém as mãos muito tempo umedecida e pode causar fungos. O ideal pra evitar isso é usar luvas com forro de algodão.






6 comentários:

  1. Obrigada pela visitinha :)
    Muito boas as dicas, e eu que achava que minhas unhas eram "fortes" por causa do esmalte rs'
    bjs Anne

    blogrotinna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas flor!
    to seguindo seu blog e aproveito p/ te convidar a fazer uma visitinha e conhecer o meu também!
    bjks
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que legal as dicas !
    O Bem estar é um ótimo programa assisto sempre que posso !
    Adorei o blog e já estou seguindo , ficaria feliz se voc~e podesse seguir de volta !
    http://fashionlookdesign.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Lindoo blog!!! Já sigo! Amei, realmente as unhas mal passadas não estão com nada, hahahahahahahaha!!

    http://amandafamateens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa Adorei muito suas dicas, é sempre bom ficar informada sobre nossa saúde não é mesmo ?
    Adorei o blog e já estou seguindo sempre que poder te espero em meu cantinho ...
    Beijinhos Nandinha
    http://miminhosavoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog!!!{
    http://stylishgirlstwo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir