16 outubro 2012

Declare seu amor por você mesma: Auto-exame!


Meninas!!!


Como vocês sabem eu abracei a causa do Outubro Rosa: prevenção contra o Câncer de Mama. E hoje vim alertar vocês a importância do auto-exame.

O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.



O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. 


A freqüência com que se faz o exame torna mais fácil notar qualquer modificação nas mamas de um mês para o outro. 

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para ser detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

Mas lembre-se que não só o autoexame tem validade, fazer a mamografia anualmente e ou conforme orientação médica também é importante!

Aprenda como fazer o auto-exame, leva apenas um minutinho ^^


Créditos da imagem: Blog Plussizelovers

Se toque, declare seu amor por você mesma!

Um comentário:

  1. Olá flor adorei seu cantinhu e já estou seguindo de volta viu mil bjinhusss

    stupedodesejo.blogspot.com

    ResponderExcluir